Saúde - Quinta-feira, 17 de Agosto de 2023

Secretária da Saúde de Soledade participa de oficina organizada pela OPAS

Edinara França foi uma das representantes dos municípios gaúchos no treinamento sobre microplanejamento para vacinação

Secretária da Saúde de Soledade participa de oficina organizada pela OPAS

Representando os municípios do Estado, a secretária de Saúde de Soledade, Edinara França, participou de um treinamento sobre Microplanejamento para as atividades de vacinação de alta qualidade. A oficina aconteceu entre os dias 15 a 17/08, em Curitiba (PR), reunindo gestores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O curso contou com a presença de dois gestores representando os municípios, a nível de gestão municipal, bem como com participantes em nível central dos estados do RS, SC e PR, Ministério da Saúde e OPAS.

O evento, organizado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde, abordou sobre a aplicabilidade de ferramentas de gestão para aprimorar e avançar a qualidade e o alcance da cobertura vacinal dentro de cada território. Através do COSEMS/RS, o Estado foi contemplado com duas vagas para gestores municipais e Edinara foi convidada a ocupar uma delas.

Ela explica que nestes três dias foi ensinado sobre a aplicação do instrumento dentro de cada território. “Alguns recursos financeiros do Ministério da Saúde estarão condicionados a execução deste método nos municípios. Estamos aqui como multiplicadores, para aprender e posteriormente ensinarmos aos demais”, pontua.

O processo de microplanejamento tem como objetivo resgatar as altas coberturas vacinais dos programas de rotina e de outras estratégias de vacinação. Com isso, consequentemente, alcançar a erradicação, eliminação e controle de doenças imunopreveníveis.