Junta de Serviço Militar - Quarta-feira, 16 de Agosto de 2023

Agendamento para inspeção de saúde é realizado em Soledade

Jovens alistados para prestar o serviço militar vão passar pela Seleção Geral entre os dias 13 a 15 de setembro

Agendamento para inspeção de saúde é realizado em Soledade

A Junta de Serviço Militar de Soledade recebeu os jovens nascidos em 2005 para realizar o agendamento para a inspeção de saúde. A Seleção Geral vai acontecer entre os dias 13 a 15 de setembro, na Praça de Alimentação do Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, com participação de 220 alistados.

Eles vão passar por exames médicos e físicos, testes de conhecimentos gerais e psicológicos, e entrevista. Todos os procedimentos serão realizados por um grupo de 32 militares de Santa Maria, sendo que cada jovem deve comparecer no dia e horário que consta em seu Certificado de Alistamento Militar.

Jaqueline Brito Rodrigues, secretária da Junta de Serviço Militar de Soledade, ressalta que esta é uma primeira etapa. “No início do ano será realizada uma segunda inspeção de saúde, para após acontecer a designação ou dispensa da incorporação. Importante ressaltar que é uma obrigação servir a Pátria, previsto na Constituição Brasileira”, pontua.

O não comparecimento nas fases de alistamento e seleção para o Serviço Militar implicam em diversos prejuízos na vida civil. Além de ficar em débito, este jovem também não conseguirá emitir ou renovar passaporte, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, inscrever-se em concurso público, entre outros.