.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Seg à sex - 8:00 às 11:30 e 13:00 às 17:30.

Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente - Segunda-feira, 17 de Julho de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Curso de tecelagem com lã crua é realizado em Soledade

Por solicitação da Administração Municipal, iniciativa foi desenvolvida pelo Sindicato Rural, através do Senar/RS


Curso de tecelagem com lã crua é realizado em Soledade

Resgatar a cultura da lã, bem como proporcionar uma nova fonte de renda para as artesãs soledadenses. Foi com este objetivo que a Administração Municipal foi em busca de parceiros para realização de um curso de tecelagem com lã crua, que foi desenvolvido pelo Senar/RS, através do Sindicato Rural, e concluído na sexta-feira (14).

 

As participantes aprenderam diversas técnicas de feltragem (molhada e seca), tecelagem, tricô, crochê, entre outros, com duração total de 40 horas. Elas já haviam participado em março do primeiro módulo, onde trabalharam o beneficiamento, lavagem, cardagem, fiação e tingimento.

 

De acordo com a professora Luciana Viana, de Pelotas, o curso veio atender a expectativa de aprender a trabalhar com este tipo de material. “Elas produziram artigos muito lindos, como vestuário, itens de decoração, colares com pedras preciosas. Além de fazermos o resgate da cultura da lã, também agregamos mais uma fonte de renda”, assinala.

 

Mara Muniz, assessora de Turismo de Soledade, comenta que é preciso agregar produtos turísticos. “Apresentamos um novo nicho, diversificando os produtos confeccionados por nossas artesãs, resgatando a tradição e folclore. Em setembro, durante os Festejos Farroupilha, queremos organizar uma feira para apresentação e comercialização destes produtos”, pontua.

 

Elmar Aguirre, secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, diz que a Administração Municipal é parceira de iniciativas que valorizem o trabalho artesanal. “Temos a Feira da Praça, que acontece sempre no segundo sábado de cada mês, e que possibilita apresentar e comercializar os produtos produzidos aqui”, finaliza.

225 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Soledade - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.