Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Soledade presente em audiência da Ferrosul em Passo Fundo
Na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, na segunda, dia 15, ocorreu mais uma audiência pública sobre a Ferrovia Norte Sul, presidida pelo deputado estadual Raul Carrion- PCdoB, com a participação de representantes da Valec e STE, além de lideranças regionais e estaduais. Soledade estava presente através do Chefe de Gabinete Alisson Ferronato dos Santos. Para Carrion a importância logística dessa ferrovia se dá porque liga o Estado a todo o Brasil, através do coração do Estado, pela região produtora. Considerando que 80% das cargas são por rodovia, sendo de fato antieconômico, poluidor e inviável com referência nos outros países do mundo. O Chefe de Gabinete de Soledade, Alisson, representou o grupo composto por lideranças de Cachoeira do Sul, Santa Cruz e demais municípios que defendem o Traçado Centro, até o Porto de Rio Grande, entrando no Estado a partir de Erechim, e cortando estes municípios citados. Segundo ele este traçado atende a Zona da Produção, sendo o trem de carga. Alisson ainda frisa que esta linha, além de reta, é ambientalmente e economicamente mais executável. Segundo o Governo do Estado, as audiências são relevantes para que cada região defenda seu projeto, sempre acompanhados pelos constituintes da Valec, empresa que construirá a Ferrovia, a STE, que está fazendo o estudo técnico dos traçados e setores do Governo responsáveis pelo processo. Nesta audiência dois novos esboços foram destacados, partindo de Chapecó a Ferrovia tem duas possibilidades de diretrizes, à primeira passa por Erechim, Passo Fundo e a segunda passa por Frederico Westphalen e Cruz Alta. Destas audiências realizadas pelo Estado saem documentos encaminhados para os responsáveis pela ferrovia, técnicos e políticos. Conforme a audiência de Passo Fundo, daqui a 30 dias deve ser feito um Seminário Técnico, com participação de prefeitos da região, das Faculdades, empresas e entidades, bem como profissionais da logística e economia para construir um argumento da região. A data para o evento não foi marcada. De acordo com Alisson Ferronato dos Santos, a luta pela Ferrovia Norte Sul é bastante válida, pois o custo logístico do Estado chega a 18,8% do Produto Interno Bruto, o valor é três vezes superior ao ideal que é considerando 6%. O escoamento de soja é hoje realizado 90% por caminhões e para escoar uma produção de 12 milhões de grãos, o custo torna-se muito grande. Com isso o transporte por trens representa mais segurança, maior integração dos estados e menos impacto ambiental, além do desenvolvimento da Região Central do Estado.
.
.
.
.