Esportes e Recreação - Quinta-feira, 01 de Agosto de 2013

Reunião sobre trânsito estruturou pautas para criação de lei

Uma reunião na quinta, dia 25, ocorrida no Gabinete do Prefeito, definiu algumas pautas a serem estudadas pela Administração e lideranças de setores, apresentadas para a comunidade, através de audiência pública, para transformarem-se após serem aprovadas pelo Legislativo, em leis para orientar o trânsito em Soledade. Nesta reunião, quatro problemáticas foram citadas, sendo uma delas com o prazo de ser solucionada ainda no mês de agosto, a do horário de carga e descarga de veículos em frente aos estabelecimentos comerciais. A princípio ficou sugerido o horário até 9h30min pela parte da manhã e a partir das 16h pelo turno, sendo ainda colocada pelo Departamento de Trânsito a sugestão de um projeto para a última semana de julho com as orientações que definam os tipos de veículos que se enquadram neste sistema para que, após apresentadas à comunidade sejam levadas ao Legislativo para a regulamentação final. Outra problemática citada refere-se à criação de estacionamentos rotativos, das quais já existem dados de quais as formas mais viáveis para o Município solucionar a falta de estacionamentos no Centro.  O uso de calçadas e passeios públicos por comerciantes, também foi colocado, sendo que já existe o Código de Postura do Município de Soledade (2283/96) que regulamenta estes fatos, e que a partir de agora será fiscalizado e penalizado com mais rigor. O avanço do transporte coletivo para todos os bairros fechou a última questão da reunião, visto que hoje alguns pontos da Cidade ficam sem atendimento neste quesito. A conclusão tirada do encontro foi de que as regras estabelecidas de carga e descarga serão cumpridas o mais breve possível, assim que a Câmara voltar do recesso; O Código de Postura será cumprido devidamente; O estacionamento rotativo e transporte coletivo para todos os bairros serão planejados com mais tempo. Após o planejamento do Departamento de Trânsito, as sugestões serão apresentadas para a população em uma audiência pública, com data a ser definida. A Administração faz o projeto de lei de acordo com as demandas da comunidade e encaminha para o Legislativo para aprovar, cumprindo-se com vigor, para que os problemas de trânsito sejam amenizados de forma democrática e não comprometam o fluxo do Município. Participaram da reunião, além do Prefeito Cattaneo, o Chefe de Gabinete Alisson Ferronato dos Santos, a secretária da Ind, Com, Serv e Tur, Marilda Borges Corbelini, o diretor do Departamento de Trânsito Jairton Diehl, o Presidente da Câmara David Líbero Gueller, e representatividades de diferentes setores ligados ao comércio e segurança pública de Soledade.