Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Reunião da Administração Municipal aponta as realizações do ano de 2013
A Administração Municipal reuniu-se durante toda a manhã de sábado, dia 30 de novembro, a fim de que cada pasta apresentasse as realizações em 2013, bem como as metas para 2014. O Prefeito Cattaneo abriu o encontro agradecendo a todos os secretários e secretárias, bem como a todos responsáveis pelo andamento das políticas municipais pelo trabalho produzido até então. Saudou todas as equipes que se envolvem diariamente na luta diária pela construção de políticas públicas que beneficiam a comunidade e desenvolvem o Município. O secretário da Administração e Planejamento Marco Gheller demonstrou a economia de mais de 140 mil reais em serviços terceirizados, através de cortes de gastos considerados desnecessários. Entre as metas expostas estão à realização de processo seletivo, a revitalização do prédio do centro administrativo, a informatização do sistema do departamento de pessoal, a informatização dos atos oficiais, a implantação do Fundo Municipal de Defesa Civil, o encaminhamento de projetos para asfaltamento da pista do Aeroporto Municipal, o loteamento de novos terrenos no Cemitério Municipal, a colocação de pórtico e construção de ossário com adequações a novas legislações no Cemitério Municipal, elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, planejamento do estacionamento rotativo, entre outros. No que se refere a Obras e Serviços Públicos, o secretário Juarez da Rosa Moraes destacou que a Administração recebeu o Parque de Máquinas em péssimas condições. Ele acredita que em torno de 80% dos problemas relacionados a conserto de máquinas foram solucionados, porém, isso causou atrasado nas realizações das obras e investimentos consideráveis. Inúmeras obras foram realizadas, como canalizações de esgotos, somando mais de 3500 metros em perímetro urbano e rural, mais de 30 tampas de caixas de dreno pluvial e mais de 20 caixas de dreno pluvial. As obras feitas em um ano foram pontes, tubulações foram desentupidas, iluminações públicas foram consertadas e ampliadas, pavimentações foram realizadas e consertadas e muitos entulhos diários foram recolhidos. Além disso, foi criado o Mutirão dos Bairros, que organizou as operações de limpeza na Cidade. Outro destaque é a economia de luz no Parque Centenário e a revitalização do Bairro Ipiranga. Juliano Tonezer da Silva, secretário da Educação, iniciou falando sobre a formação e valorização dos professores, o pagamento do piso, a regularização de matrículas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Creches), as oficinas, os programas do Governo Federal e do Governo Estadual, desenvolvidos pela Secretaria, as obras de novas nas EMEIs (creches), as ampliações das mesmas, entre outras conquistas tidas somente com o “dever de casa” realizado. Comemorou a aquisição de um veículo pela Secretaria de Educação, mesmo sob tanta penúria financeira, pois com o zelo para com os recursos públicos e com uma economia de mais de R$ 300 mil reais com o transporte escolar, foi possível realizar tal compra. Relatou, ainda, a entrega de dois ônibus escolares pelo Governo Federal através de programas, a revitalização dos Conselhos e os Departamentos, tanto Cultural, quanto do Desporto estiveram em plena efervescência, com recordes de participação na Cidade e Interior. É indiscutível que a Educação ainda tem muito para avançar, mas com as políticas certas e a gestão humanizada o caminho está sendo pavimentado. A secretária da Fazenda e Fiscalização Adriana Faoro Teixeira veio de uma vitoriosa semana, já que o programa criado pelo Município em 2013 para que os contribuintes paguem as dívidas ativas, o Refis, arrecadou mais de R$ 113 mil reais só na sexta-feira, dia 29 de novembro, visto que anteriormente em outras administrações cerca de R$ 20 milhões deixaram de ser arrecadados e acabaram prescrevendo. Foi apresentada a possível reformulação do IPTU, a dura fiscalização do ITR, a implementação do sistema de Pregão que pretende ser adotado nas Licitações, o Programa de Educação Fiscal, em parceria com a Semict e a Smecd, a intensificação da fiscalização, a nota eletrônica e o sucesso da implantação, a novidade do Departamento de Informática, além do Portal da Transparência, onde 68% do acesso à informação esta disponível a todos, sendo que de 20 itens apenas 6 faltavam, e até o momento deste texto ir para o ar, mais 4 estarão completos, ou seja, apenas 2 itens ficariam inacabados, tornando Soledade o Município com o mais completo Portal da Transparência da Região. Frisou, ainda, que o salário dos servidores está sendo pago em dia. Por fim, pediu a todos que irão pagar Imposto de Renda que doem 6% para o FunCriança, uma conta legalizada, a qual irá ajudar Programas da Assistência Social. Mais informações pelo telefone 3381 9020. A Secretaria da Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, através da secretária Marilda Borges Corbelini relatou sobre sua busca por emprego e renda para Soledade e suas vitórias. Foram em torno de 10 empresas incentivadas e mais de 500 empregos, baseadas nas 3 leis básicas do Município, de incentivo, locação e terraplanagem. A menina dos olhos da Semict, a Semeato, promete ultrapassar os 400 empregos em 4 anos, visto que a instalação está em andamento, sendo refeita toda a parte elétrica da empresa. A Bruvi Tecnometal já está funcionando, hoje com 25 funcionários e expectativa de aumento para 2014. A qualificação profissional também cresceu através da secretaria, com 35 pessoas formadas no Curso de Corte e Costura, alimentando o setor têxtil, além de programas de incentivos, créditos, estruturas de feiras, revisão de doações de terrenos de forma irregular e o próximo passo é a regularização do Distrito Industrial. A pasta da Saúde, com o secretário Nélvio Tonatto destacou à vinda de uma ambulância do Estado e dois veículos para a Saúde, a revitalização de setores como a Vigilância Sanitária, que já recolheu em torno de uma tonelada de alimentos impróprios para consumo neste um ano de trabalho, a valorização das atividades das Unidades de Saúde dos bairros, campanhas, carreta do Sesc, Farmácia Básica completa, não somente no SUS Central mas em todas as unidades, capacitações para os funcionários, adesão a programas federais, entre outras atividades. Um dos pontos em destaque é o prontuário eletrônico implementado em todas as unidades de saúde do Município, que permitirão um maior controle. A Secretária da Saúde investiu mais de R$ 660.000,00 em medicamentos no ano de 2013 e entrará em 2014 com plenas condições de melhorar e qualificar os serviços prestados à população. Lúcio Eugênio Bueno Dias, secretário da Assistência Social e Habitação, relembrou o vendaval do 1º dia de governo, que já preparou o grupo para o atendimento às famílias em vulnerabilidade. Hoje há 1.764 famílias atendidas pelo programa Bolsa Família, cerca de 1.000 na fila de espera. Isto remete a um universo com cerca de 12.000 pessoas que vivem excluídas no Município. A estrutura da secretaria estava defasada e teve que ser regularizada, recuperada, inclusive a dos próprios trabalhadores de dentro da Secretaria e dos Lares que cuidam de crianças, que hoje foram revitalizados de forma decente para abrigar meninos e meninas. O Secretário relatou a reestruturação do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), as oficinas de desenvolvimento humano e a parcerias com Comdicas que atualmente atende 140 crianças. O Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que atende casos mais complexos, que antes não funcionava agora está com o quadro todo completo, através de programas federais aderidos pelo município, que existem desde 2003 e o Município nunca havia participado e agora orgulhosamente está fazendo parte. O Pronatec (Programa Nacional de Ensino acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em 2 etapas deste ano formou mais pessoas que em 8 anos anteriores e em 2014 projeta muito mais. E a próxima etapa é a regularização fundiária, criando assim, condições do Município solucionar à problemática das irregularidades nos seus terrenos, que será lançado na próxima segunda, dia 30 de dezembro, às 14 horas no Salão Azul da Prefeitura Municipal. O Departamento Jurídico, através do assessor do Município, Manir Zeni definiu e elaboração de importantes projetos de lei que após receberem aprovação do Poder Legislativo tornaram-se leis e apoderaram o Município de dar andamento em coisas que se arrastavam na Justiça há bastante tempo. São direitos administrativos, acompanhamentos de processos licitatórios, pareceres, entre outros. Um Projeto de Lei que foi destaque em 2013 foi o nº006/2013, que autorizou o Município de Soledade a adquirir a área de 38.346,75m² da Massa Falida da Empresa Metalúrgica Soledade LTDA, e que hoje esta instalada a Empresa Semeato, com a pretensão da geração de mais de 400 empregos até 2016. Roberto Coletti acumula duas funções de extrema importância, vice-prefeito e secretário da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. Após assumir uma posição de dupla liderança, o secretário impulsionou o setor, beneficiando 150 famílias em programas de aquisição de milho, além de quase 500 toneladas de calcário entregue também através de recursos oriundos de programas governamentais. Mais de 240 atendimentos foram realizados no interior de serviços relacionados à água e em torno de 400 atendimentos com maquinário. Ainda houve a realização de projetos para aquisição de 6 ensiladeiras, 2 tanques para sucção de adubo orgânico, rolo compactador, encanteirador, caminhão truck basculante e hortas escolares orgânicas. Roberto Coletti ainda frisou a importante formação do Conselho Agropecuário, com 11 reuniões durante o ano de 2013 e do programa PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável), com a parceria da Emater, Sebrae, entre outras entidades que tem um olhar mais considerável para o campo. O Meio Ambiente reviveu com a remodelagem do Departamento, que entre os projetos mais significativos de 2013, esta o Plano Municipal de Saneamento Básico, que foi enviado após diversas audiências públicas e aguarda aprovação para ser seguido em 2014, o que beneficiará toda a comunidade. Roberto Coletti teve ainda a oportunidade de atuar como prefeito em exercício durante alguns dias, cumprindo seu papel de forma impecável. O Gabinete do Prefeito foi promotor de diversas atividades em 2013. Formado por uma equipe diversificada, que atende vários setores, diferentes tipos de movimentos foram realizados. Dentro do gabinete, segundo a assessora Jane Maria Ottoni, mais de 2 mil pessoas passaram, entre pedidos, encaminhamentos, visitas e demais colocações. O nascimento da Coordenadoria da Mulher foi um grande passo para o empoderamento feminino em Soledade, já que esta importante ferramenta será responsável pelas politicas públicas, que juntamente com as secretarias municipais e o Poder Judiciário poderão mudar o rumo sobre a violência contra a mulher na Região. No setor de Projetos e Planejamento, que atendeu toda a Administração, exceto a Saúde, dos 23 projetos até então, 12 foram aprovados e ainda há 5 que estão dentro do prazo de análise dos Ministérios. No setor da Comunicação foi contabilizado mais de 60 mil cliques e mais de 580 textos em 339 dias do ano até este texto ser escrito, fora as postagens nas redes sociais diariamente das atividades do Governo. Tudo coordenado pelo chefe de Gabinete Alisson Ferronato dos Santos que posicionou a articulação política de forma competente e transformou a relação de Soledade no cenário sociopolítico do Estado hoje. O Prefeito Cattaneo, dirigente deste novo capítulo em Soledade, de florescimento de uma etapa de desenvolvimento que foi manifestada neste ano de 2013, concluiu a reunião confiante de que em 2014 a temática de trabalho será na luta da construção de novos horizontes para o enfrentamento da estagnação e do surgimento de novos projetos, que refletirá para todo o Alto da Serra do Botucaraí.
.
.
.
.