Cultura - Segunda-feira, 28 de Julho de 2014

Reunião do Projeto Dandô ocorrerá na terça-feira

Com o intuito de agregar artistas de diversos gêneros musicais e culturais para o Projeto Dandô, ocorrerá na terça, dia 29 de julho, no Auditório Ivo Stein, a partir das 18h, uma reunião a fim de dar continuidade à organização do Circuito de Música Dércio Marques que irá proporcionar e integrar os artistas do Município de Soledade e Região com outros artistas brasileiros, formando assim uma ciranda musical. O encontro será coordenado por Mara Muniz e Cristiano Gambatto, e conta-se com a participação dos artistas do Município. O primeiro evento será no dia 15 de agosto, seguido do dia 19 de setembro, 17 de outubro, 21 de novembro e 19 de dezembro, com a coordenadora do projeto no Brasil, Katya Teixeira, de São Paulo. Projeto Dandô Idealizado pela cantora, compositora e pesquisadora de raízes musicais Katya Teixeira, “Dandô – o Circuito de Música Dércio Marques” é um audacioso projeto que busca a realização de uma verdadeira interação musical por todo o país, por meio do intercâmbio entre artistas de vários rincões, objetivando mostrar as diversas sonoridades regionais e gerar também novas plateias. A razão do nome “Dandô” se refere a um trecho da canção “Canto dos ipês amarelos” (letra de João Bá, musicado por Klécius Albuquerque e gravado lindamente por Dércio Marques e Guru Martins). A palavra é uma corruptela do verbo andar, no linguajar dos pretos velhos. De acordo com Katya Teixeira, esse é o sentido do projeto: fazer os artistas “dandar” e se apresentar em diferentes regiões, circulando como o vento pelo país. O projeto envolve artistas que têm seu trabalho reconhecido junto ao público, mas que, através do projeto, podem obter uma melhor projeção no panorama nacional. Cada artista terá oportunidade de se apresentar em todos os pontos do circuito, que abrange cidades de vários Estados brasileiros. A ideia é que essa caravana seja contínua e, ao fim de cada grupo de artistas que se apresentar pelos pontos promova um novo grupo.