Cultura - Segunda-feira, 11 de Agosto de 2014

Projeto Dandô ocorre nesta sexta-feira no Auditório Ivo José Stein

O primeiro evento do Projeto Dandô será nesta sexta, dia 15 de agosto, no Auditório Ivo José Stein, às 19h30min, com show de Kátya Teixeira e anfitriões Paulo Guerra e João Laner, com participação especial de Giancarlo Borba. Após isso os eventos do projeto musical seguem no dia 19 de setembro, 17 de outubro, 21 de novembro e 19 de dezembro, com a coordenadora do projeto no Brasil, Katya Teixeira, de São Paulo. Mara Muniz e Cristiano Gambatto coordenam o Projeto no Município. Mais informações pelo fone 3381 9015 e ingressos à R$ 5 na Secretaria da Indústria, Comércio, Serviços e Turimo. Mais sobre os artistas • Kátya Teixeira Cantora, compositora, pesquisadora, instrumentista e designer, Kátya Teixeira está completando 20 anos de carreira. A artista paulistana desenvolve seu trabalho bebendo na fonte da cultura popular brasileira e latina como um reflexo da música mundial, sons, timbres, instrumentos, vozes que se mesclam em perfeita harmonia. Recebeu três indicações ao Prêmio Tim de Música (2005). Foi indicada como melhor cantora do Prêmio da Música Brasileira (2012) e recebeu o ‘Troféu Catavento’, de Solano Ribeiro - Rádio Cultura SP, como melhor CD de música raiz (2012). Seu mais recente CD ‘2Mares’ está pré-selecionado no 25.º Prêmio da Música Brasileira (2014). Participou de programas de TV e de Rádio no Brasil e no exterior. Realizou apresentações ao lado de artistas como Dércio Marques, Doroty Marques, Tom Zé, Elza Soares, Zé Geraldo, Ednardo, Saulo Laranjeira, Caito Marcondes, Irene Portela, Vidal França, João Bá, Miltinho Edilberto, Alzira Espíndola, Sérgio Ricardo, Belchior, Paulo César Pinheiro, Nelson Sargento, Jarbas Maris, Dona Ivone Lara e Paulinho Pedra Azul. Já lançou quatro CDs: “Katxerê” (1997), “Lira do Povo” (2005), “Feito de Corda e Cantiga” (2012) e “2Mares” (2013), que foi pré-selecionado no 25.º Prêmio da Música Brasileira (2014) • Paulo Guerra Foi aluno do maestro argentino Arne Ricardo Vuory. Como violinista, arranjador e compositor, Paulo Guerra participou de diversos festivais entre eles “Musicanto” (Santa Rosa), “Lagoa da Canção” (Encantado), “Serra da Canção” (Carazinho), “Coxilha Nativista” (Cruz Alta) e “Carijo da Canção” (Santo Ângelo). Por três anos, acompanhou o cantor missioneiro Cenair Maicáem suas apresentações e atualmente acompanha Valdomiro Maicá. A discografia de Paulo Guerra incluiu os CDs “Guitarra Campeira” e “Guitarreiro” e em breve será lançado o terceiro trabalho do artista. O músico também participou dos discos “A Volta do Pajador”, com Jayme Caetano Braun e Grupo Integração e “Troncos Missioneiros”, com Cenair Maicá, Jayme Caetano Braun e Pedro Ortaça e do DVD do cantor missioneiro Valdomiro Maicá. Projeto Dandô Idealizado pela cantora, compositora e pesquisadora de raízes musicais Katya Teixeira, “Dandô – o Circuito de Música Dércio Marques” é um audacioso projeto que busca a realização de uma verdadeira interação musical por todo o país, por meio do intercâmbio entre artistas de vários rincões, objetivando mostrar as diversas sonoridades regionais e gerar também novas plateias. A razão do nome “Dandô” se refere a um trecho da canção “Canto dos ipês amarelos” (letra de João Bá, musicado por Klécius Albuquerque e gravado lindamente por Dércio Marques e Guru Martins). A palavra é uma corruptela do verbo andar, no linguajar dos pretos velhos. De acordo com Katya Teixeira, esse é o sentido do projeto: fazer os artistas “dandar” e se apresentar em diferentes regiões, circulando como o vento pelo país. O projeto envolve artistas que têm seu trabalho reconhecido junto ao público, mas que, através do projeto, podem obter uma melhor projeção no panorama nacional. Cada artista terá oportunidade de se apresentar em todos os pontos do circuito, que abrange cidades de vários Estados brasileiros. A ideia é que essa caravana seja contínua e, ao fim de cada grupo de artistas que se apresentar pelos pontos promova um novo grupo.