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SMECD participa do II Seminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS: educação memória e resistência popular na formação social da América Latina
Nos dias 8, 9 e 10 na UFSM em Santa Maria, aconteceu o II Seminário Internacional de Educação do Campo (SIFEDOC), no qual as Assessoras Pedagógicas da SMECD Giovana Depellegrins e Débora Berté participaram através da ampla programação de conferências, debates e apresentações que marcaram o evento. O SIFEDOC em sua primeira edição constitui-se tomando como pressuposto uma ação pedagógica que pretende ser aglutinadora, diagnóstica, judicativa e propositiva. Sua proposição e organização esteve diretamente relacionada à categorias analíticas relacionadas a totalidade, a historicidade e a contradição, com vistas a instrumentalização dos embates que invariavelmente se apresentam em nosso cotidiano, com especial destaque ao impacto desse contexto nos espaços rurais. Na primeira edição realizada na cidade de Pelotas em 2012, tendo cujo tema central foi Campo e cidade em busca de caminhos comum possibilitou-se pensar a política e a educação, dizer e ouvir relatos e diagnósticos que em outros espaços não teriam visibilidade. A importância da realização o II Seminário Internacional e Fórum de Educação do Campo, está diretamente relacionada a sua proposição enquanto atividade que já se constitui como triangulação da Universidades, Movimentos Sociais Populares e escolares na composição das coordenações regionais e no seminário internacional cuja principal finalidade diz respeito a articulação, sistematização, debate e socialização de propostas e as cidade, explicitamente comprometida com a transformação do status quo vigente, no sentido de pensar processos educacionais que garantam autonomia e o potencial transformador da classe trabalhadora.O tema escolhido para a segunda edição do evento foi Educação, memória e resistência popular na Formação social da América Latina, apresentando reflexões que problematizem e proponham – com base em experiências concretas implementadas na América Latina – o que pode ser denominado de memória de resistência, na qual aspectos de natureza educacional foram e são fundamentais para o tensionamento/enfrentamento, protagonizados por segmentos populares aos modelos hegemônicos de educação, economia, política e organização social. O SIFEDOC caracteriza-se como um espaço permanente de produção teórica e de análise da atualidade e de práticas sobre a Educação do Campo, visando qualificar os processos educativos na direção de uma educação que vá ao encontro dos interesses dos trabalhadores, quer aconteça na escola pública ou nos espaços não formais.
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