Saúde - Quarta-feira, 05 de Novembro de 2014

Novembro Azul terá suas atividades na 9ª Feira do Livro de Soledade

Após diversas ações realizadas pelo movimento do Outubro Rosa no Município visando conscientizar as pessoas sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce do câncer de mama, agora é a vez do Novembro Azul, que tem como intuito educar a população masculina sobre o câncer de próstata. Entre as atividades do Novembro Azul está a distribuição de material informativo na 9ª Feira do Livro e a iluminação da Cidade de azul para lembrar os homens da importância de se cuidar, sob a coordenação da Coordenadoria da Mulher de Soledade e da Liga de Combate ao Câncer. A Secretaria da Saúde ainda irá proporcionar agendamentos de 50 exames de dosagem de PSA, além dos já disponíveis normalmente. No dia 12 de novembro, às 19h no Auditório Ivo José Stein acontece a Palestra Saúde Integral do Homem. Sobre o Câncer de Próstata A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Ela acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil.ulino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Ela acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil.