Saúde - Terça-feira, 10 de Março de 2015

Encontro regional de mulheres e 2°encontro da Coordenadoria da Mulher de Soledade lotou o Marciano Brum

A atividade realizada em parceria com a Associação Sindical da Regional Passo Fundo, com a Coordenadoria da Mulher de Soledade, Secretaria da Assistência Social e Habitação, Emater/ RS- Ascar, entre outras entidades do Município, com o objetivo de integração e avaliação do dia 8 de Março, lotou o CTG Marciano Brum na sexta, dia 6. Estiveram presentes o Prefeito Cattaneo, a Primeira Dama Gizeli Bordignon, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade e Mormaço Alessandro Gasparin, o tesoureiro da Fetag Sérgio de Miranda, a coordenadora da Regional de Sindicatos de Passo Fundo Jussara Mello, a coordenadora da Mulher da Fetag Inque Schneider, a gestora da coordenadoria da Mulher e chefe de Gabinete Jane Maria Ottoni, o secretário da Assistência Social e Habitação Lúcio Dias, a presidenta da OAB Subseção Soledade Claridê Chitolina, a representante da Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres Karen Lose, o chefe do Escritório Municipal da Emater Ademir Corbelini, o diretor Executivo do Sicredi Botucaraí Rogério Matuella, a presidenta da Liga Feminina de Combate ao Câncer Ana Laner, e demais representantes de órgãos ligados ao evento como Coagrisol. Foram proferidas palestras durante a manhã sobre violência, Lei Maria da Penha e machismo com a presidenta da OAB Subseção Soledade Claridê Chitolina, a representante da Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e Gabinete do Deputado Estadual Edegar Pretto Karen Lose e a gestora da coordenadoria da Mulher e chefe de Gabinete Jane Maria Ottoni. Após o almoço, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais ocorreu uma apresentação do artista do povo João Bello. De acordo com o a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade e Mormaço Alessandro Gasparin mais de mil mulheres do meio rural estiveram no encontro, sendo em torno de 400 de Soledade e o restante da região do Sindicato. Alessandro destaca que esta foi uma atividade de formação para as mulheres, tendo em vista que elas deixaram suas casas e suas ações diárias para conhecer mais sobre seus direitos e confraternizar entre elas. A gestora da Coordenadoria da Mulher Jane Maria Ottoni agradeceu todas as parcerias formadas para este encontro, onde foi proporcionado momentos para estimular a autoestima da mulher. Ela frisa que o órgão criado dentro do Gabinete do Prefeito Cattaneo tem como objetivo geral promover, articular e monitorar políticas públicas e que ao longo de dois anos foram realizadas diversas ações que levaram mais empoderamento as mulheres do Município.