Saúde - Segunda-feira, 27 de Abril de 2015

Secretaria da Saúde formará comitê para combate ao mosquito da dengue na Região

Conforme a Secretaria da Saúde do Estado, a Região da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, esta com diversos municípios considerados infestados pelo mosquito da dengue, entre eles, Carazinho, Casca, Espumoso, Marau, Não Me Toque, Passo Fundo, Tapejara, Tapera e Soledade. Devido a isso, o secretário da Saúde Nélvio Tonatto, e os demais gestores de Saúde da Região, irão montar um comitê intergestor ainda nesta semana, onde serão articuladas ações de combate ao mosquito transmissor da doença. A equipe de Endemias do Município já trabalha para extinguir focos do inseto. A população também pode auxiliar neste trabalho, com algumas medidas simples que podem ser adotadas em suas residências e pátios para evitar o acúmulo de água parada, que é onde o inseto se reproduz. Entre as principais recomendações, destacam-se: - Tampar caixas d'água, tonéis e latões, - Guardar garrafas vazias viradas para baixo, - Guardar pneus sob abrigos, - Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia, - Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises, - Manter lixeiras fechadas e - Manter piscinas tratadas o ano inteiro. Ainda é necessário que as pessoas fiquem atentas aos principais sintomas da dengue: febre durante cerca de sete dias com início abrupto, dor de cabeça frontal severa, dores nas articulações, músculos e atrás dos olhos (retro-orbital). Nesses casos, a pessoa não deve se automedicar, o que pode agravar a doença. Medicamentos com ácido acetilsalicílico, por exemplo, não devem ser utilizados, pois elevam os riscos de sangramento. Em qualquer caso de suspeita, a orientação é para a pessoa procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima. O secretário Nélvio Tonatto ainda frisa que não existem casos da doença na Cidade até este momento, apenas infestação do mosquito, e que o homem que estava com suspeita da doença realizou os exames onde foi comprovado que não era dengue.