Saúde - Sexta-feira, 08 de Maio de 2015

Secretaria da Saúde adquire atomizador para combater a Dengue em Soledade

Um atomizador costal foi adquirido pela Secretaria da Saúde para o combate à dengue no Município. A máquina funciona como uma espécie de nebulizador, onde o veneno é diluído em água, sendo que o veneno é distribuído exclusivamente pela 6ª CRS (Coordenadoria Regional de Saúde) através do Ministério da Saúde, visto que não é encontrado no comércio local. Luiz Gustavo Batista Pedroso, coordenador da equipe de Endemias ressaltou que o atomizador será utilizado para o controle dos Pontos Estratégicos de Soledade, que hoje são 41, eliminando o foco do mosquito transmissor. Pede-se para que a população cuide para não criar focos. Entre as principais recomendações, destacam-se: - Tampar caixas d'água, tonéis e latões, - Guardar garrafas vazias viradas para baixo, - Guardar pneus sob abrigos, - Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia, - Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises, - Manter lixeiras fechadas e - Manter piscinas tratadas o ano inteiro. Ainda é necessário que as pessoas fiquem atentas aos principais sintomas da dengue: febre durante cerca de sete dias com início abrupto, dor de cabeça frontal severa, dores nas articulações, músculos e atrás dos olhos (retro-orbital). Nesses casos, a pessoa não deve se automedicar, o que pode agravar a doença. Medicamentos com ácido acetilsalicílico, por exemplo, não devem ser utilizados, pois elevam os riscos de sangramento. Em qualquer caso de suspeita, a orientação é para a pessoa procurar atendimento médico na Unidade de Saúde mais próxima. O secretário Nélvio Tonatto ainda frisa que não existem casos da doença na Cidade até este momento, apenas infestação do mosquito. O Prefeito Cattaneo esteve no SUS Central na tarde de quinta, dia 7 de maio, e pode conhecer de perto o atomizador que será utilizado pelos agentes para o combate do mosquito da dengue.