Saúde - Terça-feira, 09 de Junho de 2015

Prorrogada a Campanha de Vacinação de Influenza 2015

De acordo com a Secretaria da Saúde, o Município de Soledade, não atingiu a meta dos 80% em cada grupo prioritário como preconizado pelo Ministério de Saúde, por isso a prorrogação da Campanha de Vacinação de Influenza 2015. A vacina é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da Influenza. Devem tomar a vacina crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais (precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina). Dentre os grupos prioritários à vacinação, somente os idosos apresentam, até o momento, a maior cobertura, de 86,3%. Em seguida estão os profissionais de saúde com 76,7%, puérperas com 71,4%, crianças de seis meses a menores de cinco anos foram vacinadas 68,5% e as gestantes 64,5%. Marina Iaione Piovessan, enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, ressalta que sem o alcance das metas não é possível a liberação das vacinas para a população em geral.