Saúde - Sexta-feira, 10 de Julho de 2015

3ªConferência Municipal de Políticas para as Mulheres será realizada em agosto em Soledade

Representantes da Coordenadoria da Mulher de Soledade, Conselho Municipal da Mulher, Cras, Creas, Smecd, Secretaria da Saúde, Brigada Militar, Polícia Civil, CDL, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Grupo Ciranda, Emater, Sindicato Rural e Liga Feminina de Combate ao Câncer se reuniram no Salão Nobre Adão Martins de Freitas, novamente, na tarde de quinta, dia 9 de julho, com a finalidade de definir a realização da 3ªConferência Municipal de Políticas para as Mulheres. No primeiro encontro o Grupo de Trabalho Contra a Violência a Mulher destacou suas atividades separadamente relacionadas à violência de gênero, posicionando-se sobre os últimos fatos ocorridos no Município que ocasionaram um grande retrocesso na luta do enfrentamento contra o machismo, humilhação, e em muitos casos a morte de mulheres. Já nesta quinta, o assunto era a realização da 3ªConferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que será realizada no dia 12 de agosto, das 13h às 17h, no Auditório Ivo José Stein. Estas conferências municipais levam representantes para as conferências estaduais e federais e debatem as principais pautas das políticas das mulheres, promovem, qualificam e garantem a participação da mulher na sociedade, estimulando o fortalecimento da criação das organizações feministas que lutam pelos direitos das mulheres e demais assuntos que permeiam o debate destes grupos que lutam contra o machismo. Na oportunidade a gestora da Coordenadoria da Mulher, Jane Ottoni, apresentou o ofício que na última segunda, dia 6 de julho ela entregou nas mãos da chefe de Gabinete do secretário-chefe da Casa civil Márcio Biolchi, solicitando ao Governo do Estado uma Patrulha Maria da Penha para Soledade. A Patrulha Maria da Penha foi criada em 2012 no RS com a finalidade de diminuir os índices de violência contra as mulheres. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado, a iniciativa tem obtido resultados positivos e o Grupo de Trabalho Contra a Violência a Mulher de Soledade concluiu que a Patrulha seria uma ferramenta de proteção capaz de garantir a segurança das mulheres que vivenciam constantes situações de violência doméstica. Ficou acordado nesta reunião que será enviado um requerimento para a Câmara de Vereadores a fim de fazer uso da Tribuna Livre para a Coordenadoria da Mulher, que em nome do Grupo de Trabalho Contra a Violência a Mulher de Soledade irá solicitar apoio do Legislativo na aquisição desta Patrulha Maria da Penha, para que as forças se somem na busca dessa importante mecanismo na luta pelo fim da violência doméstica.