Saúde - Quinta-feira, 30 de Julho de 2015

Secretaria da Saúde e Prefeito Cattaneo realizam reunião com pacientes transplantados

Com o intuito de aclarar sobre o Sistema AME (Assistência de Medicamentos do Estado) e conhecer de perto os usuários e usuárias do método, o Prefeito Cattaneo e a Secretaria da Saúde, através do secretário Nélvio Tonatto realizaram uma reunião na quarta, dia 29 de julho no Salão Nobre Adão Martins de Freitas. De acordo com o secretário Nélvio, foi esclarecido aos pacientes transplantados, que o Município é responsável pelo repasse, e não fornecimento, diferente de outros medicamentos de uso comum, porém que este repasse segue tranquilamente, seguindo um roteiro específico. Ficou ainda destacado que os pacientes devem a cada 6 meses fazer a renovação da documentação no sistema do SUS, segundo as normas técnicas. O Prefeito Cattaneo agradeceu a compreensão e a vinda dos usuários e usuárias até a Prefeitura para os devidos esclarecimentos. Sistema AME O Sistema AME permite, através de diversos relatórios, auxiliar na gestão e planejamento da Assistência Farmacêutica e funciona como um grande banco de dados, que armazena as informações de cadastro, tratamento, dispensações de medicamentos, rastreamento, posição de estoque, lote, validade e emissão de recibos. O sistema possui mais de 120 mil usuários cadastrados. Atualmente, o número de usuários no AME ultrapassa o número de mil, com diferentes níveis de acesso, pois cada uma das 19 Coordenadorias Regionais, secretarias municipais de Saúde - municípios descentralizados- e Farmácia de Medicamentos Especiais têm acesso ao serviço. A Assistência Farmacêutica já está descentralizada no Estado em 400 municípios. Em Soledade existe em torno de 18 pacientes que utilizam do Sistema AME.