Saúde - Quinta-feira, 13 de Agosto de 2015

Reunião sobre agrotóxicos foi realizada no Salão Nobre

Agrotóxicos foi o tema da reunião nesta tarde de quinta, dia 13 de agosto, no Salão Nobre Adão Martins de Freitas, onde estava o vice-prefeito Roberto Coletti, o secretário da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Miguel Arcanjo Pires de Oliveira, o secretário da Saúde, Nélvio Tonatto, a enfermeira coordenadora da Vigilância em Saúde, Sonimari Auler, o diretor do Departamento do Meio Ambiente, Gustavo Lazzaretti, o chefe do escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Ademir Corbelini e o engenheiro agrônomo da Coagrisol, Romeu Scipioni. Durante o diálogo do grupo reunido foi concluído que de maneira geral, os pesticidas são tóxicos, independentemente de qual composto é usado, sendo uns menos, e outros mais danosos à saúde humana e ao meio ambiente. Um dos problemas mais comuns é a contaminação do solo, de lençóis freáticos e de rios e lagos. Quando o agrotóxico é utilizado, ele chega ao solo e a chuva, ou o próprio sistema de irrigação da plantação, facilita a chegada dos pesticidas aos corpos de água, poluindo-os e intoxicando toda vida lá presente. O uso de pesticidas, inclusive, contribui com o empobrecimento do solo. A saúde humana é afetada pelos agrotóxicos de três maneiras: durante sua fabricação, no momento da aplicação e ao consumir um produto contaminado. Independentemente da forma de contato, os efeitos são extremamente perigosos. O encontro teve por finalidade construir uma forma de conscientização que chame a atenção dos produtores (a) e da sociedade para o uso excessivo de agrotóxicos. Foi citado ainda sobre o uso indevido também de produtos veterinários e antibióticos nos animais, e no descarte inadequado de embalagens de produtos tóxicos usados na agricultura.