Saúde - Terça-feira, 22 de Setembro de 2015

Grupo de Trabalho Contra a Violência a Mulher definiu programação do Outubro Rosa

Representantes da Coordenadoria da Mulher de Soledade, Conselho Municipal da Mulher, Cras, Creas, Smecd, Secretaria da Saúde, Grupo Ciranda, Emater, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Hospital de Caridade Frei Clemente, entre outras entidades se reuniram no Salão Nobre Adão Martins de Freitas na tarde de terça, dia 22 de maio, com a finalidade de definir a programação do Outubro Rosa no Município. As mulheres formataram uma campanha em conjunto que inicia já no dia24 de setembro, onde até o dia 30 o grupo pretende realizar uma mobilização junto ao comércio local, para que participem da Campanha através de luzes e enfeites rosa nas vitrines. O dia 1º de outubro terminará com luzes cor de rosa, ligadas em todos os prédios públicos e demais repartições participantes que estão sendo convidadas desde já. No dia 03 ao dia 6 de outubro a equipe estará participando da 10ª Feira do Livro, no Largo da Matriz, das 9h às 20h30min. As visitas nas localidades do Interior (Espraiado, Macieira, Mato Alto e Santa Terezinha) ocorrem no dia 8 de outubro, e este ano também ocorre no dia 9 de outubro visita ao Presídio Estadual de Soledade, a partir das 14h, onde 10 detentas receberão instruções do auto exame e exames preventivos. Já o Hospital de Caridade Frei Clemente recebe o grupo no dia 13 de outubro. No dia 16 de outubro a Câmara de Vereadores entrega para a Liga Feminina de Combate ao Câncer a Medalha Comunitária, fortalecendo a Campanha. A Casinha do Papai Noel na Praça Central Olmiro Ferreira Porto será ocupada pelo grupo do dia 20 a 27 de outubro. E no dia 24 a Campanha se estende em todas as Unidades de Saúde do Município com testes rápidos de HIV e Sífilis, mamografia, papanicolau e demais exames preventivos. O Dia D, 27 de outubro, encerra-se a Campanha com a Caminhada Rosa, com saída da praça até a sinaleira do Leal e retorno. A gestora da Coordenadoria da Mulher, Jane Maria Ottoni faz o chamamento para a população participar dos atos, procurar as entidades e a Prefeitura, pois o Outubro Rosa tem a intenção de conscientização realizada durante todo o mês de outubro, dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Mais informações com Jane, no fone 3381 9033.