Saúde - Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2015

Secretaria da Saúde participa de Seminário que debate a situação da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus no RS

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) promoveu nesta quarta, dia 9 um seminário com representantes dos municípios gaúchos para tratar das ações de prevenção à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. A atividade teve como objetivo discutir as dificuldades, avanços e desafios do enfrentamento ao mosquito transmissor das três doenças, o Aedes aegypti, nos 169 municípios considerados infestados no RS. Secretaria Estadual da Saúde (SES) esclareceu que até o momento não foram registrados casos confirmados do vírus Zika no Rio Grande do Sul. Desde o início do ano foram notificados cinco casos suspeitos, sendo que três deles já foram descartados. Dois seguem em investigação, com os exames laboratoriais já enviados para análise no laboratório Evandro Chagas, no Pará. Os dois – um de Porto Alegre e outro do Interior – são suspeitas de casos importados, ou seja, de pessoas que podem ter sido contaminadas fora do RS. O RS registrou neste ano 1.283 casos de dengue. Desses, em 1.039 a doença foi contraída dentro do Estado, quando o caso é classificado como autóctone. O Rio Grande do Sul não teve casos de Febre Chikungunya e Zika Vírus. Apesar de não haver registro de casos de Zika, a recente descoberta da relação do vírus com o surto de microcefalia no Nordeste do país reafirma a necessidade de uma atenção preventiva especial por parte dos gestores públicos e da população. Participaram do seminário o secretário da Saúde Nélvio Tonatto e sua adjunta Claudete Maria Malagi. Medidas de prevenção contra o mosquito Atualmente o Rio Grande do Sul apresenta 168 municípios considerados infestados peloAedes aegypti. No combate a ele, a população pode adotar alguns cuidados simples em suas casas e pátios, com o objetivo de diminuir e evitar potenciais recipientes para o desenvolvimento das larvas do inseto. Deve-se, principalmente, evitar o acúmulo de água parada, que é onde o inseto se reproduz. Entre as principais recomendações, destacam-se: - Tampar caixas d'água, tonéis e latões, - Guardar garrafas vazias viradas para baixo, - Guardar pneus sob abrigos, - Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia, - Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises, - Manter lixeiras fechadas e - Manter piscinas tratadas o ano inteiro.