Saúde - Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2016

Semana de Combate a Violência Contra a Mulher está sendo organizada para o mês de março

Em março é o mês do Dia Internacional de Luta da Mulher e do Aniversário de Soledade. Devido a isso, o Grupo de Trabalho Contra a Violência a Mulher, comissão esta formada por representantes da Coordenadoria da Mulher de Soledade, Conselho Municipal da Mulher, Cras, Creas, Smecd, Secretaria da Saúde, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Grupo Ciranda, Emater, Sindicato Rural, Hospital Frei Clemente, Liga Feminina de Combate ao Câncer, entre outras entidades, esteve reunido na tarde de quarta, dia 20 de janeiro, para organizar uma Semana de Combate à Violência contra a Mulher no mês de março. O objetivo dessa semana especial será de conscientizar a comunidade da importância do combate à violência doméstica e sexual realizando atividades que propiciem auxílio e conhecimento para a comunidade. Para isso, foi relatado durante a reunião na realização de um teatro sobre violência doméstica, o Projeto Prefeitura no Bairro para as mulheres, onde será escolhido um bairro para receber uma equipe formada por assistente social, psicóloga, advogada e demais profissionais, uma ação com as detentas do Presídio de Soledade, onde será dada uma oficina profissionalizante e uma atividade de integração com as mulheres dos bairros e interior. De acordo com a gestora da Coordenadoria da Mulher e chefe de Gabinete, Jane Maria Ottoni, há possibilidade dessa semana especial ser de 14 à 18 de março, onde as atividades poderão ser emendadas com a Semana do Município e também não prejudicarem os parceiros do STR e Emater que participarão da Expodireto. O Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde citados no Mapa da Violência. Apenas El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia são mais letais em grupo de 83 nações estudadas.