Saúde - Terça-feira, 19 de Abril de 2016

A Campanha de Vacinação contra a gripe tem início a partir da próxima segunda-feira, dia 25/04

A Secretaria da Saúde de Soledade informou que a partir do dia 20 serão recebidas às doses para o começo das aplicações na segunda-feira, 25/4,  a partir das 07h30min, sendo aplicadas somente para os grupos de riscos. No sábado, 30 de abril, será realizado o dia D da campanha de vacinação. Todos os postos de saúde estarão abertos, inclusive na secretaria de Saúde, das 8h até as 17h. No interior do município, o dia D será no sábado posterior, dia 07/05, quando quatro equipes deverão se deslocar até as comunidades. Em um primeiro momento, somente os grupos prioritários receberão a vacina: crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades (doenças crônicas respiratórias, do coração, com baixa imunidade, entre outras), trabalhadores da saúde, indígenas aldeados e o público penitenciário. A vacina em questão é trivalente, protege contra três tipos de gripe e foi produzida no Instituto Butantan, em São Paulo. A enfermeira Marina Iaione Piovessan, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, ressalta ainda, a importância de a comunidade procurar os postos de saúde que estejam dentro do seu bairro, pois isso facilitará a distribuição da vacina e evitará aglomeração de pessoas somente no Posto Central. A Secretaria destaca ainda, que a prevenção da doença é feita com regras básicas de higiene, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos com frequência. Também se deve evitar permanecer por muito tempo em ambientes fechados, sem ventilação e com aglomeração de pessoas.