Educação - Sexta-feira, 22 de Abril de 2016

Realizado nesta quarta, dia 20/04, II Seminário de Análise, Identificação e Certificação de Minerais

Aconteceu na última quarta-feira, 20 de abril, o II Seminário de Análise, Identificação e Certificação de Minerais – Relato de técnicas para análise e identificação de Gemas, tendo como  palestrante principal o professor Delton Gobbi, do curso de Química da Universidade de Passo Fundo. O evento aconteceu em Soledade, no Auditório Ivo José Stein (antiga Câmara de Vereadores), com início às 8h30min, e foi destinado a empresários, estudantes, trabalhadores do setor e público geral. Durante sua palestra o professor Delton apresentou técnicas de análise e identificação de gemas, bem como tratamentos aos quais as gemas podem ser submetidas e equipamentos utilizados nestas análises. Também relatou ao público sobre tratamentos, composição e características das gemas, das principais gemas extraídas e categorias de gemas, como as naturais e orgânicas, em contraponto as artificiais, reconstituídas e imitações. O seminário ocorreu no escopo do projeto “Implantação do Núcleo de Competência em Análise, Identificação e Certificação de Minerais”, aprovado em edital da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS (SCIT) e articulado às ações do Polo de Inovação tecnológica do Alto da Serra do Botucaraí. O evento foi organizado pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e o Governo do Estado. E contou com o apoio da Prefeitura de Soledade, Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias do RS, Sindipedras, Associação dos Pequenos Produtores de Soledade (Appesol), APL Pedras, Gemas e Joias e Conselho de Desenvolvimento do Alto da Serra do Botucaraí (CondaSB).