Educação - Sexta-feira, 08 de Julho de 2016

A Coordenadora do Departamento Cultural e Representante da Cultura Região da AMASBI, Thaís Bedin, participou nos dia 6 e 7 do 23° Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura e 3° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Cultura, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre. O 23° Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura é promovido pela Federação das Associações de Municípios do RS – FAMURS e pelo Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS CODIC/FAMURS, órgão representativo dos dirigentes municipais de cultura do Estado do Rio Grande do Sul; reuniu prefeitos, secretários, dirigentes municipais de cultura, conselheiros estaduais e municipais de cultura, artistas, produtores, entidades, instituições e movimentos culturais. Tendo por objetivo articular e debater propostas, a fim de construir alternativas para gestão das políticas públicas de cultura, promovendo a cultura local, valorizando a diversidade e garantindo os direitos culturais dos cidadãos. O 3° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Cultura é promovido pela Federação das Associações de Municípios do RS – FAMURS e pelo Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS – CODIC.  Participaram prefeitos (as), secretários (as), dirigentes municipais de cultura, conselheiros estaduais e municipais da cultura, artistas, produtores, entidades, instituições e movimentos culturais. Tendo por objetivo reunir os Dirigentes Municipais da Cultura do Brasil a fim de fortalecer a gestação pública municipal e estimular a elaboração e implementação de políticas públicas de Cultura que promovam a cultura local, que valorizem a diversidade e que garantam os direitos culturais dos cidadãos brasileiros. A programação contou com painéis com as temáticas: Rumo da Política Cultural; Gestão da Cultura nos Estados e Municípios Brasileiros; Políticas para o Desenvolvimento da Economia Criativa; Gestão Pública do Patrimônio Cultural e  A Cultura, a cidade e a Grande Mudança; com a posse dos novos representantes regionais e novos integrantes da Comissão Executiva do CODIC/FAMURS, além de atividades artísticas como a apresentação da Escola Pública de Música de Farroupilha; da Orquestra de Sopro de Novo Hamburgo e do Grupo de dança Trem do Sul de Pelotas.