Saúde - Terça-feira, 20 de Junho de 2017

Administração Municipal de Soledade busca redução do percentual de contribuição junto ao IPE-Saúde

O Prefeito Municipal de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo esteve reunido com o Presidente do IPE, Otomar Vivan, em Porto Alegre, onde foi abordada a questão da contribuição que antes era de 22% e que sofreu alteração para os atuais 31,54%, tonando-se inviável de ser pago tanto pela Prefeitura Municipal, quanto pelos funcionários públicos. Até o ano de 2012, a contribuição total era de 13,20%, passando em 2013 para 15%, e, a partir de novembro de 2015 chegando a ser de 22%, sendo que destes, 12% correspondem a Prefeitura (empregador), e 10% por conta dos servidores municipais. Diante de tão elevado custo para os cofres públicos (12% sobre a folha de pagamento), o Prefeito Cattaneo acabou com este subsídio para os cargos de: Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários, CC’s e funcionários contratados emergencialmente. Ou seja, os mesmos poderão optar pelo IPE-Saúde, porém terão de arcar integralmente com a contribuição total de 22%. A decisão foi tomada para valorizar os funcionários de carreira (concursados), que continuam tendo a participação ativa da Prefeitura de 12%. O Presidente Otomar Vivian, afirmou que o assunto já está em pauta na Diretoria Executiva e que, com o estudo que está sendo realizado internamente, o plano será fortalecido, assim como o relacionamento dos municípios com seus beneficiários. Também foi garantido que neste momento não será aumentado o percentual de contribuição, e que este assunto será levado a FAMURS, pois esta situação afetada não só Soledade como todos as cidades gaúchas. Com isso, será criada uma campanha de conscientização nos municípios do RS, com os segurados do IPE, no sentido de ampliar a fiscalização, evitando que seja feito o uso indevido do cartão IPE-Saúde.