Educação - Sexta-feira, 14 de Julho de 2017

Município de Soledade adere ao programa do Governo Federal “Criança Feliz”

A Prefeitura Municipal de Soledade juntamente com as Secretarias Municipais da Assistência Social, Educação e Saúde, aderiu, nesta sexta-feira, 14/07, ao Programa Criança Feliz, do Governo Federal. O Programa Criança Feliz, potencializa as atenções já desenvolvidas pela política de Assistência Social às gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias e traz novos elementos para fortalecer o enfrentamento da pobreza para além da questão da renda e para reduzir desigualdades. Além disso, avança nas estratégias de apoio à família e de estímulo ao desenvolvimento infantil, elegendo os vínculos familiares e comunitários e o brincar como elementos fundamentais para o trabalho com famílias com gestantes e crianças na primeira infância. Nessa direção, suas ações potencializam a perspectiva preventiva e da proteção proativa no âmbito do SUAS, com destaque para o papel das visitas domiciliares que têm como público prioritário as gestantes, crianças com até 36 meses e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e as crianças beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada de até 72 meses e suas famílias. A integração entre serviços, programas e benefícios (Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada), a qualificação do atendimento, a complementariedade das ofertas no âmbito do SUAS e a intersetorialidade - perspectiva inerente aos trabalhos em torno do Bolsa Família, do BPC e da política de Assistência Social – também compõem o escopo das principais ações do Programa. Segundo o Prefeito Paulo Cattaneo,“Em nosso Município, a primeira infância também está sendo tratada como prioridade. O caráter intersetorial das ações, previsto neste programa, demonstra a sintonia com o Governo Federal. Com o suporte do Ministério do Desenvolvimento Social, temos a certeza de que as políticas voltadas para proteção das crianças nessa faixa etária vão alcançar resultados significativos”, finaliza.