Saúde - Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

Prefeito de Soledade e Presidente da AMASBI Paulo Cattaneo participa de Mobilização Nacional Municipalista em Brasília

O Prefeito de Soledade e Presidente da AMASBI, Paulo Cattaneo esteve nesta semana em Brasília, onde participou nesta terça-feira, 21/11, e quarta-feira, 22/11, da Mobilização Nacional Municipalista, junto de Prefeitos, Lideranças municipalistas, presidentes de entidades estaduais, com o objetivo de oportunizar a fala sobre a pauta do movimento e a situação de crise financeira dos Municípios. Os gestores municipais que vieram à Mobilização Nacional Municipalista fazem parte da campanha Não Deixem os Municípios Afundarem, e foram recebidos em Sessão Solene no Congresso Nacional, realizada no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. De acordo com Cattaneo, a mobilização foi essencial para que demandas dos municípios fossem levadas a discussão. Entre as conquistas imediatas do movimento, está a aprovação de um Aporte Financeiro aos Municípios (AFM) de R$ 2 bilhões, sendo mais de R$ 135 milhões para o Rio Grande do Sul. Esse valor corresponde a metade do que foi solicitado pela CNM, que protocolou o pedido de liberação de verba extra na presidência da República, atendendo reivindicações dos prefeitos. Além disso, outro fator importante foi a presença de cerca de 3 mil Gestores, que estiveram reunidos com as bancadas estaduais, realizando caminhadas no Congresso Nacional e mostrando a preocupação de todos com a crise que assola os municípios. Outra vitória obtida foi a derrubada, por unanimidade, do veto presidencial ao Encontro de Contas, durante sessão conjunta do Congresso Nacional, também a inclusão de um membro municipalista no Conselho de Gestão da Comissão de Assuntos de Orçamento e Finanças e gerenciamento local das UPAs conforme capacidade financeira dos municípios e necessidade da população, com apoio do Ministério da Saúde e do Tribunal de Contas da União. Para o líder municipalista do Alto da Serra do Botucaraí, é importante que os demais entes governamentais e a sociedade estejam conscientes sobre o grave momento que municípios enfrentam, pois além da constante queda de receitas, as prefeituras estão cada vez com mais responsabilidades e não dispõem de recursos para o custeio desses trabalhos. “Cada dia os prefeitos e suas equipes precisam enfrentar desafios enormes para atender as demandas da população. Mobilizações como essa que participamos em Brasília não resolvem tudo, mas amenizam a situação que afeta a todos os municípios da nossa região”, finaliza o gestor.