Soledade, terça-feira, 28 de junho de 2022 Telefone 0800 649 6549 | (54) 3381-9000

Obras - Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2018

SOLEDADE SOBE DE CLASSIFICAÇÃO NO MAPA DE TURISMO BRASILEIRO

Soledade está entre os 32 municípios do Rio Grande do Sul, que subiram de categoria no Mapa do Turismo Brasileiro. Essa condição se dá em virtude da atualização da categorização dos municípios feita pelo Ministério do Turismo. Esse instrumento é importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo nos municípios e serve também como balizador de políticas do setor e direcionamento de verbas federais. De acordo com a nova categorização, 32 municípios do Rio Grande do Sul tiveram crescimento econômico pelo setor, seja por terem aumentado o número de empregos através do turismo, ampliado os estabelecimentos formais de hospedagem ou o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Segundo a portaria 39/2017 do MTur, somente municípios classificados entre ‘A’ e ‘D’ podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico. Soledade que está classificada como ‘C’, tem direito a um limite de R$ 400 mil. Todos os municípios - de A a E - estão aptos a pleitear recursos de infraestrutura, como construção de estradas e rodovias de interesse turístico; orlas e terminais fluviais, lacustres ou marítimos; reforma de terminais rodoviários intermunicipais e interestaduais, de aeroportos, ferrovias e estações férreas de interesse turístico; sinalização turística, entre outros. A prefeita em exercício, Marilda Borges Corbelini, que também é secretária da Indústria Comércio e Turismo (SEMICT), avaliou de forma positiva a excelente notícia. ”Isto é resultado de um esforço conjunto de vários segmentos, um somatório de ações que resultaram nesta reclassificação positiva para o Município” ressaltou. Marilda destacou o turismo municipal em suas diversas modalidades, citou o Museu Egisto Dal Santo, a Gruta de N.S. da Soledade, ambos no parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, o turismo de eventos, como o Rodeio Internacional, Exposol, encontros sobre rodas que ocorrem no município, o Soledade é Joia, a inclusão de Soledade no turismo do frio, através dos meios de comunicação e meteorologia e ressaltou ainda a rota do turismo rural(Caminhos Preciosos) realizada pela EMATER em parceria com a Administração Municipal, e lembrou que em breve mais um ponto turístico será inaugurado, o Morro da Cruz no Bairro São Bom Jesus. Finalizando a entrevista, a prefeita em exercício, informou que há projetos a serem implantados nos próximos meses, com a constituição da Rota da Serra do Botucaraí, e o Roteiro Municipal de Turismo, entre outros.

Portal atualizado em: 28/06/2022 11:14:40