Obras - Terça-feira, 12 de Junho de 2018

SOLEDADE RECEBE ROLO COMPACTADOR E TRATOR AGRÍCOLA

Na sexta-feira (8), o governo gaúcho entregou 576 máquinas e equipamentos agrícolas para 336 cidades, beneficiando todas as regiões do estado. Soledade recebeu um rolo compactador e um trator agrícola. O valor total do investimento é de R$ 72.237.434,28, dos quais R$ 69.527.434,28 vem de emendas parlamentares, e o restante, R$ 2.710.000, do governo do Estado. As emendas são aqueles recursos, previstos anualmente no orçamento da União, destinados aos deputados federais e senadores. O dinheiro é usado em obras e projetos indicados pelos próprios parlamentares, assim como os municípios contemplados. Por isso, foi importante a articulação entre a Secretaria da Agricultura e a bancada gaúcha no Congresso Nacional, formada por 31 deputados federais e três senadores. A solenidade ocorreu no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Entre as autoridades, estavam o governador José Ivo Sartori, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, o ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein, o coordenador da bancada federal do RS, deputado federal Giovani Cherini, e o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira. Sartori destacou a grandeza do momento e, principalmente, o esforço conjunto dos governos estadual e federal, dos deputados federais, dos senadores gaúchos e dos municípios. "Não é exagero dizer que hoje é um dia histórico para o Rio Grande. Um dia que celebra a união acima de todos os interesses partidários. Estamos fazendo a maior entrega de máquinas da história deste estado. É a primeira vez que a Secretaria da Agricultura recebe recursos de uma emenda de bancada. Espero que essa união se repita muitas outras vezes, sempre pelo interesse do povo gaúcho". O ministro Padilha também enfatizou o foco de todos para beneficiar a população. O secretário Odacir Klein destacou o trabalho de seu antecessor na pasta, o deputado estadual Ernani Polo, também presente ao evento. E resumiu o momento da seguinte forma: "Estamos vendo aqui uma demonstração da força da democracia. Se não fosse assim, não teríamos uma bancada forte, lutando pelo Rio Grande, nem a liberação da emenda parlamentar. Foi a democracia que permitiu eleger este governo, que vem fazendo um trabalho sério e corajoso". O coordenador da bancada gaúcha no Congresso Nacional, deputado federal Giovani Cherini, falou da grandeza da aquisição: "Se diz que uma imagem vale mais que mil palavras. A foto de quase 600 máquinas, que vão para os municípios, dispensa qualquer comentário. Parabéns a todos". O prefeito de Soledade, Paulo Cattaneo, esteve presente no ato que classificou como significativo, para as necessidades do Município, sendo duas máquinas que beneficiarão tanto o setor de obras quanto o setor agrícola. De Soledade, acompanharam o prefeito, o secretário da Agricultura José Peres, os vereadores João Francisco dos Santos , e Nei Vermeio e o Coordenador Regional da Agricultura, Ricardo Cabral e o funcionário da Sec Estadual da Agricultura, Fausto Ferreira.