Obras - Sexta-feira, 29 de Junho de 2018

COLETA SELETIVA DO LIXO EM SOLEDADE COMEÇARÁ NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

O Município de Soledade realizará a partir da próxima segunda-feira, 02/07, a coleta seletiva em todos os bairros e no Centro da cidade. Isso tudo começou com o desenvolvimento do Projeto Soledade Limpa, elaborado pela Administração Municipal. Conforme Marilda Borges Corbelini, vice-prefeita de Soledade, devido à importância dessa coleta, o Poder Executivo tenta desde 2017 tirá-la do papel, contudo, a licitação tinha sido realizada em outubro do último ano e só agora, no fim de junho, teve ganhador confirmado, após recursos judiciais. “No dia 02/06, começa a coleta seletiva em Soledade, mas não basta o Município fazer isso sem a participação dos moradores, comprando essa ideia", enfatizou Marilda. O soledadense poderá separar lixo úmido, orgânico e não reciclável, do tipo papel higiênico, fralda, restos de comida, isopor, fruta; do lixo seco, aquele que pode ser reaproveitado, como papelão, lata, vidro, plástico, embalagem de leite e suco. De acordo com Caroline Leite, diretora do Departamento do Meio Ambiente de Soledade, haverá a troca de horários no recolhimento de lixo, com alterações nos bairros e no Centro. "Haverá dois recolhimentos, do lixo reciclável e do orgânico.A coleta dos recicláveis, acontecerá durante as manhãs, já o orgânico, será recolhido à tarde", destacou Caroline. Bairros Botucaraí, Expedicionário, Missões, Farroupilha, Das Fontes e Ipiranga a partir das 13h e no Centro durante o final da tarde. Na parte da manhã, os recolhimentos acontecerão a partir das 8h. Missões, Farroupilha, Botucaraí e Expedicionário nas segundas, quartas e sextas; Ipiranga e Das Fontes nas terças e quintas. No Centro continua de segunda à sábado. Na tarde da quinta-feira (28) a vice-prefeita e secretária da Indústria Comércio Turismo e Serviços, Marilda Borges Corbelini, promoveu reunião no auditório Ivo Stein, com a diretora Municipal do Meio Ambiente, Caroline Leite, o coordenador do projeto Soledade Limpa, Cristiano Gambatto , o secretário de Obras, Marco Gheller, vereadores Gustavo Baldissera e Eduardo Tatim, coordenadora da UERGS Soledade, professora Marta Prestes, representante da SEMICT, Mara Muniz e ambientalista Silvio Hendges, tratando do tema, e das ações previstas para os próximos meses. Conforme o prefeito Paulo Cattaneo, existe um trabalho constante da Administração Municipal no sentido de implantar a coleta seletiva e estabelecer políticas voltadas ao meio ambiente, e à conscientização ambiental. “É necessário um esforço conjunto da comunidade, para termos uma Soledade cada vez melhor e mais cuidada”, enfatizou.