Administração - Quinta-feira, 05 de Julho de 2018

SOLEDADE CLASSIFICA PROJETOS NA CONSULTA POPULAR 2018

A Consulta Popular deste ano teve recorde de votação. A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) computou 795 mil votos durante os quatro dias de pleito, o maior número registrado em quatro anos. Ao todo, foram escolhidos 111 projetos, todos previamente definidos em assembleias, como prioritários pela população nas 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), que representam os 497 municípios do estado. Neste ano, o governo do Estado definiu verbas de R$ 80 milhões para os projetos, valor 33% a mais do que foi distribuído no ano passado (R$ 60 milhões). "Desde o início de nossa gestão, mostramos a realidade da crise financeira do Estado. Não prometemos o que não faríamos. Na Consulta Popular agimos da mesma maneira. Cumprimos com todos os pagamentos aos projetos votados pelas pessoas, sem deixar passivos", afirmou o governador Sartori. Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da comunidade, que define parte dos investimentos que constarão no Orçamento do Estado. Anualmente, o governo fixa o valor que será submetido à deliberação da população. A quantia é distribuída entre as regiões de acordo com critérios como quantidade de habitantes e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). Para o prefeito Paulo Cattaneo a atuação da população soledadense e regional, na Consulta Popular 2018, foi espetacular, demonstrando um exercício de cidadania e participação. De acordo com a avaliação da Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Município de Soledade (COMUDE), Aline Moraes Maciel, a Consulta Popular 2018 teve recorde de votação. A população se engajou na votação de forma participativa e com grande interesse em prioridades pontuais. O Município de Soledade classificou todos os projetos eleitos na Assembleia Municipal, porém apenas três receberão recursos pelo governo estadual. O COMUDE de Soledade agradece a participação de todos os que se envolveram no processo de forma voluntária, contribuindo para o desenvolvimento de um processo democrático que levou a população a eleger as demandas que julgou prioritárias para nosso município e região.