Saúde - Segunda-feira, 26 de Novembro de 2018

CONGRESSO GAÚCHO DE CIDADES DIGITAIS RECONHECE PREFEITOS E PROJETOS INOVADORES DO RS

Encontro, realizado em Campo Bom, dias 22 e 23 de novembro, reuniu gestores públicos do Estado para tratar de desenvolvimento a partir de investimentos em tecnologia. Dezessete prefeitos e 11 municípios receberam durante o 2º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais, realizado nesta quinta e sexta-feira (22 e 23), em Campo Bom, os títulos de Prefeito Inovador 2018 e Projeto Inovador 2018, reconhecimento feito pela Rede Cidade Digital (RCD), organizadora do evento em parceria com a Prefeitura de Campo Bom, aos investimentos em tecnologia nos municípios. São iniciativas que visam otimizar os mais diversos setores da administração pública. “O objetivo é valorizar os gestores que entendem a importância da tecnologia para melhorar a eficiência da máquina pública e o atendimento aos cidadãos. Não existe desenvolvimento sem que haja um planejamento estratégico no setor, entendendo a tecnologia como transversal na administração pública”. Além de modelos em andamento nos municípios e soluções de mercado, o Congresso trouxe as políticas públicas dos governos federal e estadual. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Susana Kakuta, disse que a crise financeira enfrentada pelo país faz com que o Estado reveja as matrizes econômicas, mostrando que a inovação é o caminho para desenvolver as cidades. “A inovação é o grande investimento para otimizar recursos”, afirma. Com a meta de iniciar uma nova fase de desenvolvimento do Rio Grande do Sul, está previsto o lançamento para o dia 13 de dezembro de um documento contendo as Diretrizes de Inovação 2018/28. “O objetivo é dobrar a taxa de crescimento do PIB do Rio Grande do Sul, tendo a inovação como fator de desenvolvimento”, explica. No dia 23 de novembro, o prefeito Paulo Ricardo Cattaneo, o Diretor de TI ( Tecnologia da Informação) da prefeitura de Soledade, José Giovanoni Neto e o técnico de informática do departamento, João Lucas Goergen, elaborador da iniciativa inscrita “G-Saúde - Gestão tecnológica inteligente para saúde municipal”, receberam do representante da Rede Cidade Digital, o destacado prêmio de PROJETO INOVADOR 2018 RS.