Saúde - Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019

PREFEITO CATTANEO ADERE AO CICLISMO

A mobilidade urbana é um desafio das cidades. Pensar nesta mobilidade de forma a tornar o trânsito mais coeso e fluente é também um dos desafios do desenvolvimento sustentável. Mas, não é só isso, andar de bicicleta traz muitos benefícios, tanto pontuais quanto globais e todos muito visíveis e eficientes. A bicicleta é o meio de transporte mais eficiente dentre os demais (motocicletas, carros, trens e ônibus), por que além de ter uma emissão zero de qualquer gás do efeito estufa ou outro componente dos combustíveis fósseis, ainda ganha na velocidade, já que não é necessário ficar horas parado no trânsito. Em termos gerais, não é só uma questão de mobilidade, é uma questão também de saúde pública. Quase 3% de toda riqueza do mundo são gastas com o tratamento de obesidade, isso sem contar as doenças respiratórias e tantos outros casos de saúde pública que estão diretamente ou indiretamente ligados ao sedentarismo. Para se ter uma ideia de como este problema é sério, estima-se que 30% da população mundial está acima do peso ou dentro do índice de obesidade. No Brasil, são gastos 110 bilhões de reais do PIB com este problema, isto é quase o mesmo gasto que o combate ao tabagismo proporciona. Incentivar o uso da bicicleta significa, em longo prazo, um menor gasto com medicamentos e tratamentos de saúde e melhor qualidade de vida para a população. Alguns países europeus têm medidas de incentivo ao uso deste modal, através da indenização por quilômetro rodado para as pessoas que usam a bike e incentivo fiscal para as empresas que sensibilizam seus funcionários a o fazerem. Seguindo esta linha de pensamento, o prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, adotou há algum tempo este tipo de transporte. Na manhã do dia 13/02, flagramos o prefeito chegando ao trabalho em sua “bike”. É importante ressaltar que em Soledade existem diversos grupos de ciclistas que usam o veículo para recreação ou esporte e outros que utilizam como meio de locomoção. Ciclovia foi um dos temas abordados no workshop sobre Mobilidade Urbana realizado no auditório Ivo José Stein na última quarta-feira, dia 13 de fevereiro.