Soledade, terça-feira, 28 de junho de 2022 Telefone 0800 649 6549 | (54) 3381-9000

Educação - Quinta-feira, 13 de Junho de 2019

SOLEDADE É PALCO DA TRADIÇÃO GAÚCHA

Soledade, a Capital das Pedras Preciosas, será palco da arte gaúcha neste final de semana. O município está localizado na 14ª Região Tradicionalista, será o berço da primeira edição do Enart Pré-Mirim, Mirim e Juvenil, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho e Fundação Cultural Gaúcha. O evento acontece neste final de semana, de 14 a 16 de junho, com 11 palcos e 543 inscritos nas modalidades danças tradicionais, dança de salão, intérprete vocal, declamação, chula e gaita. Projeta-se a participação de 6.000 crianças e adolescentes no evento, bem como a visitação de cerca de 20.000 pessoas, como assistentes e colaboradores. O Prefeito Paulo Ricardo Cattaneo e a Vice Prefeita Marilda Borges Corbelini, na manhã desta quinta-feira 13/06, acompanharam a montagem e a organização final da infraestrutura montada no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz; como alojamentos, acampamentos, estrutura de banheiros, estacionamentos e demais acomodações, bem como a montagem das arquibancadas de todos os palcos; a Prefeitura Municipal de Soledade é apoiadora desse grandioso evento. De acordo com a comissão organizadora, as entidades tradicionalistas a partir desta sexta-feira, serão alojadas, nas escolas municipais, estaduais e particular; bem como nas entidades tradicionalistas, clubes de serviços, pavilhões comunitários soledadenses tanto da cidade como do interior, além dos espaços dentro do Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, para acampamentos. A comunidade se mostra ansiosa e preparada para receber as entidades e visitantes. As entradas para aqueles que possuem o cartão tradicionalista, não tem custos. Visitantes em geral, pagam R$ 10,00/dia; estudantes da rede municipal e estadual de ensino ganharão as entradas. As apresentações acontecem no sábado (15) e no domingo (16), com a grande final. De acordo com o presidente do MTG, o objetivo deste evento é resgatar a simplicidade, a naturalidade e a ingenuidade do bailar da criança e do adolescente, respeitando-os em suas particularidades. “Devemos voltar às origens, de um movimento de inclusão social, oportunizando a todos de forma coletiva sem nenhum tipo de discriminação, desta forma fortalecendo e valorizando as famílias, que são à base do nosso Movimento”, afirma. Os campeões do Festival representarão o MTG no FENART. Segundo a vice-prefeita e secretária da Indústria Comércio Serviços e Turismo, Marilda Borges Corbelini, este é um evento de grande magnitude e movimentará o município como um todo. “Seremos o berço do evento e durante este final de semana, Soledade será o lar das entidades participantes do Enart Pré-Mirim, Mirim e Juvenil, bem como dos visitantes e demais envolvidos no evento. A cidade estará muito movimentada, principalmente o comércio de Soledade se intensificará, este é um evento que mobiliza a cidade como um todo”. A vice-prefeita concluiu dizendo que será necessário o apoio da comunidade para o sucesso do evento, desde a prestação de pequenas informações, até a cordialidade do povo desta terra. “Contamos com o apoio dos soledadenses, temos certeza da hospitalidade do nosso povo e do sucesso do evento”, explanou.

Portal atualizado em: 28/06/2022 11:14:40