Soledade, segunda-feira, 08 de agosto de 2022 Telefone 0800 649 6549 | (54) 3381-9000

Obras - Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2020

SOLEDADE PEDE APOIO PARA MINIMIZAR OS PREJUÍZOS DA ESTIAGEM

Muitos municípios do Rio Grande do Sul estão sofrendo com a estiagem prolongada. A irregularidade da chuva que caiu nas últimas semanas elevou, mais uma vez, o número de cidades em situação de emergência no Rio Grande do Sul. Para tratar deste assunto, na manhã desta quarta-feira, 22/01, a prefeita em exercício, Marilda Borges Corbelini, recebeu em seu gabinete, o diretor da Assessoria de Assuntos Municipais da Casa Civil do Governo do Estado, Edivilson Brum, o gerente regional da Corsan de Barros Cassal, Wagner Silveira, e a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Aline Maciel, onde foram expostos os impasses que o Município vem sofrendo devido à estiagem. A coordenadora municipal da Defesa Civil, Aline Maciel, relatou ao representante do governo sobre os problemas ocasionados devido à estiagem. “A estiagem atingiu a área rural e urbana do município; a falta de chuva resultou em cortes no fornecimento de água devido a problemas em poços artesianos, trazendo prejuízos irreversíveis para a agricultura, principalmente, nas produções de milho, soja, feijão, pastagens e fruticultura”, comentou Aline. A prefeita municipal em exercício, Marilda, falou das medidas tomadas pela Administração Municipal para tentar amenizar os prejuízos. “Estamos prestando assistência às comunidades afetadas, colocamos todos os recursos materiais e humanos a disposição de forma a amenizar os prejuízos, porém é fundamental a ajuda do Governo do Estado nesse momento difícil, para que possamos dar mais agilidade no restabelecimento das atividades e reconstrução do cenário”, afirmou Marilda. “É muito importante o Estado estar a par deste momento difícil que muitos municípios estão passando, como a questão da estiagem e a gravidade da falta de abastecimento de água em algumas localidades; nós enquanto governo, temos o compromisso de levar o nosso apoio, reconhecimento e nos colocarmos a disposição do Município de Soledade devido ao decreto de situação de emergência”, falou Edivilson. Segundo ele, alguns laudos já foram feitos pela Secretaria da Agricultura, EMATER/RS-Ascar e a CORSAN. “Temos o interesse de fazer uma grande pressão institucional junto ao governo estadual e federal, pois isso abre a possibilidade de uma renegociação das dívidas de investimentos dos agricultores”, argumentou o diretor. “É um trabalho que os deputados federais estão fazendo, visto que já conseguimos apoio do presidente parlamentar da agricultura, Alceu Moreira e o deputado federal Márcio Biolchi, que se mostraram parceiros e colocaram-se a disposição para ajudar a população de Soledade e de outros municípios que enfrentam esse problema da estiagem”, concluiu.

Portal atualizado em: 08/08/2022 10:34:16